Política

25/07/12-09:20

Instalado o Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira em Dionísio Cerqueira


Durante os dias 24 e 25 de julho também ocorre a programação da III reunião da equipe técnica em Dionísio Cerqueira

Foi assinado nesta terça-feira, 24 de julho, o Decreto de instalação do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina. O Decreto foi assinado pelo secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, representando o governador Raimundo Colombo, e os secretários de Desenvolvimento Regional envolvidos no processo. 
O próximo passo é a consolidação dos projetos estruturantes do Plano  de Integração e Desenvolvimento da faixa de Fronteira que ocorre entre os dias 24 e 25 de julho, terça e quarta, na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira.  A discussão é composta por integrantes de 11 Secretarias de Desenvolvimento Regional, e abrange 82 municípios que estão incluídos nos 150 km considerados de fronteira.
 “O núcleo de integração catarinense vai influenciar na segurança pública, saúde, educação e demais setores, com recursos estaduais, federais e particulares. Em dois meses foi instalado o núcleo em Dionísio Cerqueira. Esta é uma ação de futuro com planejamento estratégico”, informou o secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello . 
Abrangência do Núcleo
O NFSC inclui as Regionais situadas na faixa de fronteira, sendo: São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Seara, Quilombo, Maravilha e Concórdia, tem por finalidade propor e coordenar ações para desenvolver iniciativas que possibilitem a adequada atuação do governo estadual na região de fronteira do estado de Santa Catarina. 
Participam, ainda, secretarias setoriais, autarquias e fundações, assim como poderão participar, como membros convidados, representantes dos municípios, da União e de outras instituições públicas e privadas.
O Núcleo contará com uma Secretaria Executiva, exercida pela Secretaria de Estado do Planejamento, responsável pela coordenação do núcleo, com a tarefa de criar um regimento interno que defina as competências, o funcionamento e demais atribuições do Núcleo. 
“Serão ações coordenadas, entre o governo do estado e secretárias regionais, também do governo federal. São investimentos públicos e privados que passam a ser aplicados nessa faixa de fronteira. Ações integradas viabilizam com mais rapidez as coisas, enquanto ações separadas tem investimentos restritos”, destacou Mello.
SDR de Dionísio Cerqueira
O secretário Regional de Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo, que representou os demais secretários, destacou a importância da instalação do Núcleo para a região, considerada porta de entrada de Santa Catarina. “Temos a convicção de que este ato vai representar um novo momento para região, pois vai canalizar mais investimentos e ações concretas”, disse.

Elaboração do Plano

Junto a criação do NFSC, acontece a elaboração do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de Santa Catarina (PDIF/SC), que deverá ser encaminhado ao Ministério da Integração Nacional até o dia três de agosto. Os trabalhos são coordenados pelos profissionais da Secretaria de Estado de Planejamento (SPG) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).
O representante do Ministério da Integração Nacional, Renan Zerbini Leão, ressaltou que o Núcleo é previsto na Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), instituída em setembro de 2010, por meio de Decreto da Presidência da República. Sua função engloba a interlocução entre os atores locais e o Governo Federal, a sistematização de demandas, análise de propostas de ações e a formulação dos Planos de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços. 
O encerramento dos debate ocorrerá na tarde de quarta-feira, 25 de julho na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira. Quando acontece o processo de gestão do plano de integração e desenvolvimento fronteiriço.
Portal agora/Portal Tri







19/07/12-11:56

Programa Operação Cidadania é transferido

 Programada para iniciar no dia 4 de agosto, a Operação Cidadania foi transferida por orientação do governador Raimundo Colombo. Embora não haja nenhum impedimento jurídico, o Programa foi adiado para evitar desgastes políticos em razão das eleições municipais. O evento, coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento e executado pelas secretarias de Desenvolvimento Regional irá acontecer logo após o pleito eleitoral.

O Programa
Com o objetivo de aproximar os cidadãos catarinenses dos projetos e ações governamentais, o Programa Operação Cidadania será promovido uma vez por mês, simultaneamente, em todas as 36 regionais, iniciando pelo município catarinense com menor Índice Catarinense de Desenvolvimento Humano (Icadeh), em cada região. A proposta é que o “mutirão” seja realizado em um sábado, das 9h às 17h, para colocar em prática os programas de Governo, somados a ações sociais, em parceria com prefeituras, entidades e iniciativa privada.
De acordo com o secretário do Planejamento, Filipe Mello, a Operação Cidadania é o momento de o Governo do Estado prestar contas aos catarinenses, do que está fazendo pela sociedade, de uma forma intensa, unindo as ações em um só dia e lugar. “O programa cumpre o compromisso do governador Raimundo Colombo, de governar para as pessoas”, completou.
Portal Agora













18/07/12-13:29

Juíza proíbe festas religiosas para evitar que candidatos comprem votos

 

Decisão vale para as cidades de Imbituva, Ivaí e Guamiranga, no Paraná.
Paróquias que quiserem realizar festas precisam fiscalizar ação de políticos.


 

A Juíza Eleitoral Deisi Rodenwald, que atua em Imbituva, na região central do Paraná, publicou uma recomendação para evitar festas religiosas durante o período eleitoral. Para ela, muitos políticos aproveitam esses eventos para comprar votos. Além de Imbituva, a recomendação vale para as cidades de Ivaí eGuamiranga.
Ao todo, 22 festas estão programadas para ocorrer, em Imbituva, até o dia 7 de outubro, data das eleições para prefeitos e vereadores. Para que as festas sejam realizadas, cada paróquia deverá se comprometer a fiscalizar a ação dos candidatos que estiverem presentes e provar que não houve uso de dinheiro público para os eventos.
Rodenwald afirma que vários crimes eleitorais já foram cometidos durante as festas. “O que foi constatado é a prática de crimes relacionados à promessas e oferecimento de vantagens indevidas, dinheiro, cestas básicas, bebidas, em troca do voto”, explica.
Em Ivaí, a paróquia da cidade decidiu manter a tradicional Festa de São Cristóvão, marcada para o dia 29 de julho. “Há mais de 30 anos, que essa festa é realizada aqui na Paróquia Cristo Rei, então, nós não poderíamos deixar de realizar essa festa”, diz Alceu Pietrovski, que trabalha na organização da festa.
G1/PR









17/07/12

IRMÃO VOTA EM IRMÃO?

DataFolha diz que evangélicos votarão em outros para cargos públicos

O apoio dos pastores tem grande influência sobre o eleitorado evangélico, indica o Datafolha com base no público presente na Marcha para Jesus no dia 14.Entre os participantes do evento, 31% afirmaram que o apoio dos pastores de sua igreja a um candidato a prefeito "com certeza" o levariam a votar nessa pessoa.
A influência dos líderes religiosos vai além, já que outros 34% dos entrevistados disseram que "talvez" escolham seu candidato a partir da indicação dos pastores.No total, portanto, 65% dos que foram à marcha são direta ou parcialmente influenciados pelos comandos das igrejas na eleição.
A margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O ministro Marcelo Crivella (Pesca), bispo licenciado da Universal, também defendeu a orientação política dos fiéis. "O povo pergunta ao pastor em quem votar", afirmou.Ele disse ainda que é importante o envolvimento dos evangélicos na política, inclusive se candidatando, para promover os princípios das igrejas de uma vida focada em trabalho, família e oração.
Segundo Crivella, senador licenciado pelo PRB-RJ, o candidato a prefeito de São Paulo "mais próximo" dos evangélicos é Celso Russomanno (PRB).
O pastor Ariovaldo Ramos criticou alianças políticas e pediu um maior esclarecimento, recentemente no Creio. "A Igreja se mantém isenta, porque é a palavra de profecia, ética e moral. Nosso envolvimento com a política é com ‘P’ maiúsculo, nunca política partidária"
Portal Creio






17/07/12

Deputados do Paraná deixam partidos para se filiar ao recém-criado PEN

 

Fernando Francischini (PSDB) e Cleiton Kielse (PMDB) confirmam mudança.
Partido recém-criado não poderá disputar as eleições de 2012.


 

De fora das eleições de 202, o recém-criado Partido Ecológico Nacional (PEN) começa a ser estruturado no Paraná a partir desta segunda-feira (16). A legenda confirmou a adesão do deputado federal Fernando Francischini, ex-PSDB, além da entrada do deputado estadual Cleiton Kielse, que deixa o PMDB, em encontro nacional realizado em Brasília.
A criação do PEN foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 19 de junho, constituindo-se assim como o 30º partido do Brasil. No Paraná, passaram a existir 29 legendas em atividade, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Contudo, como foi criado a menos de um ano das eleições municipais, o PEN não poderá concorrer em 2012. O número de urna será o 51.
De acordo com o site do partido, estão entre as ideias gerais defendidas pela legenda a redução de emissão de gases do efeito-estufa nas grandes cidades; incentivo ao reaproveitamento e reciclagem de materiais; criação de varas ambientais especializadas e definição de regras para a aplicação do Código Florestal em áreas urbanas.
Em entrevista ao G1, Francischini confirmou que deve presidir a legenda no Paraná, passando a organizar a estrutura partidária para as eleições de 2014. Ele afirmou que o partido ainda não tem um perfil nacional definido, já que ainda não é possível precisar quais deputados federais passarão a integrar o PEN. Porém, ele garante que no âmbito estadual o partido deve integrar a base do governador Beto Richa (PSDB).
Apesar de não caracterizar a saída do PSDB como um rompimento político, Francischini disse que a falta de espaço no partido contribuiu para a mudança. "É simplesmente buscar um partido que aumente o meu horizonte político, no qual eu possa concorrer a cargos majoritários". Ainda assim, ele nega que a escolha de Rubens Bueno (PPS)como vice do candidato a prefeito apoiado pelo PSDB, Luciano Ducci (PSB), tenha gerado rusgas, já que ele era um dos cotados para a vaga. "Eu tenho uma admiração pelo Rubens, é um bom companheiro de Congresso", garantiu.
Então, partiu de Francischini o convite para que Kielse assumisse a vice-presidência da executiva estadual do partido, além da função de arregimentar novos correligionários. Kielse diz que a legenda irá conversar com outros parlamentares para apresentar as ideias, e diz que podem aparecer “surpresas” nos próximos dias, sem mencionar nomes.
Para o deputado estadual, o novo partido representa um apoio para a luta contra o pedágio. “Nós vamos buscar pessoas insatisfeitas com o pedágio, através de várias ações que vamos tomar”. Ele também cita como meta medidas contra as drogas, contra o aborto e a aproximação com as igrejas católica e evangélica.
G1/PR





Secretaria Regional e técnicos da Secretaria da Educação visitam escola em São José do Cedro

          Representantes do departamento de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação (SED) estiveram na última semana cumprindo agenda de visitas em algumas unidades escolares na área de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. As visitas compreenderam os municípios de Anchieta, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira. Nas dependências da Escola de Educação Básica Cedrense foram feitos apontamentos com relação a possível reforma na estrutura do educandário, que tem mais de 40 anos de funcionamento em São José do Cedro.
         Conforme a gerente de Infraestrutura da SDR, engenheira Greice Miguelão, o trabalho conjunto apontou que existe a necessidade de realizar uma reforma geral na estrutura. Greice destacou que num primeiro momento a Regional está encaminhando os procedimentos legais para a realização do projeto de reforma e ampliação da escola. “O projeto que deve ser implantado na EEB Cedrense vai seguir um modelo padrão que o Governo do Estado está adotando em suas estruturas escolares”, disse.  A engenheira garantiu que é intenção do Governo do Estado manter a escola funcionando no mesmo local, que é no centro de São José do Cedro. A EEB Cedrense tem 941 alunos estudando neste ano letivo.
Acompanharam a visita o secretário Regional, Normélio Menegazzo; a gerente de Educação da SDR Dionísio Cerqueira, professora Nilza Suffredini; a gerente de Infraestrutura, engenheira Greice Miguelão; a diretora de Infraestrutura escolar da Secretaria de Estado da Educação, Karen Liipi de Oliveira; o gerente de Organização Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Sergio Boebel; o prefeito de São José do Cedro, Renato Broetto e a direção da escola.
Portal Agora





SDR Dionísio Cerqueira sedia oficina sobre Crédito Fundiário
16/07/12

         A Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca promove nesta terça-feira, 17, uma oficina de orientação com o tema Programa Crédito Fundiário. A atividade deve tratar sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos no programa, por determinação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A agenda envolve agentes ligados a agricultura em todo estado de Santa Catarina.
         Conforme o gerente de Agricultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Ademilson Stuani, a oficina de capacitação acontecerá, por meio de videoconferência, na sede da SDR Dionísio Cerqueira nesta terça-feira. “A atividade inicia às 09h e vai até as 17h. Foram convidados para participar secretários de agricultura, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, Epagri, produtores rurais, assessoria jurídica e lideranças agrícolas e rurais da região”, disse Stuani. O encontro acontece na sala de reuniões da SDR. O Crédito Fundiário é um programa que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra, minifundistas e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais.
Portal Agora




Candidaturas únicas para prefeituras no Paraná unem partidos adversários

 

Das 18 coligações em torno de apenas um nome, 12 ligam legendas rivais.
Para cientista político, aproximação expõe fragilidade dos partidos.

 

A disputa eleitoral em municípios de pequeno porte não costuma seguir necessariamente as diretrizes partidárias nacionais e estaduais. Em cidades que apresentam apenas uma candidatura esta tendência se mostra acentuada, na medida em que partidos historicamente adversários se apresentam coligados. No Paraná, das 18 coligações em torno de apenas um nome, 12 delas unem legendas conceitualmente rivais.
Essa união peculiar expõe a fragilidade dos partidos em âmbitos municipais, de acordo com a análise do cientista político Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele critica a falta de “enraizamento” das legendas, que leva à personalização da política. “O pequeno município quer ficar bem com o poder. Vai apoiar o governador, o presidente, são sempre situacionistas”, analisa. No caso específico do Paraná, onde o partido do governador Beto Richa (PSDB) é oposto ao da presidente Dilma Rousseff (PT), as miscelâneas partidárias nas pequenas cidades são veladamente liberadas.
Nestes locais, é comum observar PT, DEM e PSDB sob a mesma “cabeça de chapa”, sem que isso cause necessariamente um estranhamento político e eleitoral. Pelo menos é o que garante o prefeito de Rancho Alegre d'Oeste, Valdinei Peloi (DEM), cuja vice, Suely Silva pertence ao PT. “Em lugar pequeno nunca fala em partido, e sim em grupo politico”, justificou o chefe do Executivo, que tentará a reeleição em outubro.
O município comandado por Peloi, aliás, é um exemplo nítido do que o analista Ricardo Oliveira chama de “salada política”. Entre 1997 e 2004, ele foi prefeito do município quando ainda integrava o PSDB. Nas eleições de 2004 ele apoiou o antigo vice, Aristeu, do mesmo partido. Houve então um rompimento entre os “grupos políticos”. Pelo DEM, Peloi enfrentou o antigo aliado nas urnas em 2008, o derrotando com apoio da nova vice - petista.
Já em 2012, antes que um novo embate eleitoral se desenhasse, o prefeito tratou de aparar as arestas. “Achamos por bem conversar, todo mundo conversou, dialogou, e decidiu manter o mesmo grupo que estava administrando”, explicou. Ele ressalta que nas cidades pequenas as eleições são planejadas ano a ano, sem comprometimento necessário com futuros pleitos. “Nós só planejamos o futuro do município. O importante é pensar na eleição de agora”, justificou.
Essa visão não é compartilhada pelo cientista político, que crê no debate eleitoral uma ferramenta importante. “Tendo uma candidatura da oposição você vai ter mais fiscalização. A candidatura única diminui a fiscalização, porque muitas vezes não existem vereadores de oposição, o que enfraquece essa importante atividade que é a oposição legislativa”, criticou Oliveira.
A análise do cientista encontra fundamento se observada a composição da Câmara de Vereadores do município. Quando houve enfrentamento nas urnas em 2008, cinco dos nove parlamentares eleitos eram da base de apoio do prefeito eleito, para quatro do adversário. No cenário de 2012, além dos nove atuais vereadores, todos os candidatos ao Legislativo pertencem à coligação “União Pela Paz e Progresso de Rancho Alegre d’Oeste-PR”, formada por DEM, PT, PSDB, PP, PDT, PMDB, PPS e PSD.
Veja coligações peculiares em municípios com apenas uma candidatura:
Município
Candidato
Partidos coligados
Boa Esperança do Iguaçu
Claudemir (PMDB)
PT, PSDB, PP, PDT, PTB, PR, PSD
Bom Sucesso do Sul
Celso Pilonetto (PSDB)
PT, DEM, PP, PMDB, PSB, PSDB, PSD
Catanduvas
Olimpio de Moura (PMDB)
PT, PSDB, DEM, PP, PDT, PTB, PSL, PR
Godoy Moreira
Primis (PTB)
PT, DEM, PDT, PMDB, PPS, PSB, PSD
Guaporema
Marcão Barranco (PDT)
PT, PSDB, DEM, PDT, PMDB, PR, PV, PSD
Indianópolis
Paulinho Mineiro (PSDB)
PT, DEM, PP, PSB, PSD
Marmeleiro
Luiz Bandeira (PP)
PT, DEM, PDT, PTB, PMDB, PR, PSD
Nova Aliança do Ivaí
João Tormena (PT)
PSDB,DEM, PP,PDT,PTB,PMDB,PSL,PSC,PPS,PSB,PV,PSD
Pinhal de são Bento
Argeu Geittenes (PSDB)
PT, PP, PDT, PTB, PMDB, PSL, PPS, PV
Rancho Alegre d'Oeste
Valdinei (DEM)
PT, PSDB, PP, PDT, PMDB, PPS, PSD
São Pedro do Paraná
Ivanildo (PSDB)
PT, DEM, PTB, PMDB, PSC, PR
Tupãssi
Cal
PT, PSDB, PTB, PMDB, PSL, PSD
 G1/PR





Diretores de escolas reúnem-se na SDR Dionísio Cerqueira


           Os diretores das 19 escolas estaduais pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, 11, onde acompanharam uma Vídeo Conferência promovida pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro foi realizado na sala de reuniões da SDR.         De acordo com a gerente de Educação, professora Nilza Suffredini, participaram das atividades todos os diretores das escolas de Princesa, Palma Sola, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Anchieta e São José do Cedro. As orientações trataram sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre outros programas do Governo Federal com atuação nas escolas catarinenses. “Também discutimos com os diretores as capacitações programadas para a próxima semana em nossa Regional e o calendário de férias escolares”, disse Nilza.




Escola Claudino Crestani promove Feira de Ciências


           A Escola de Educação Básica Claudino Crestani, do município de Palma Sola, encerra nesta sexta-feira, 13, a Feira de Ciências e Tecnologia. O evento teve início na quarta-feira, 11, e envolve alunos do 5º ano ao 3º ano do Ensino Médio, pais, professores e a comunidade local.
A gerente de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, professora Nilza Suffredini, acompanhou as atividades. “Os trabalhos são fantásticos e seguem o propósito da Feira que é difundir ideias e a tecnologia no meio educacional”, pontuou. A EEB Claudino Crestani possui neste ano 760 alunos matriculados. A gerente Nilza explica que os melhores trabalhos da escola palmassolense devem participar da Feira Regional de Ciências e Tecnologia, que acontecerá paralela à Feira das Profissões, no município de Anchieta, dias 16 e 17 de agosto. A Feira Regional será realizada na sede da EEB Professor Osni Paulino da Silva (POPS).




No Paraná, 19 candidatos à prefeituras concorrem contra a própria rejeição

 
Cientista político da UFPR avalia situação como ruim para a democracia.

Eles são os únicos candidatos ao Executivo dos 19 municípios.





Pelo menos 19 candidatos a prefeito de municípios do estado do Paraná terão um cenário eleitoral aparentemente perfeito para o pleito de 2012 – a candidatura única. Seja por alianças, desistências ou falta de alternativa, estes políticos disputarão as eleições de 7 outubro apenas contra a própria rejeição, a qual precisam derrotar com mais da metade dos votos válidos. Do total, dez deles tentam a reeleição, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em alguns destes casos, como o do prefeito de Paraíso do Norte, Betto Vizzotto (PT), a situação não é novidade. Ele tenta a reeleição do mandato que assegurou no ano de 2008, quando também concorreu como candidato único. “Eu atribuo isso ao diálogo. Em cidade pequena é mais fácil de construir diálogo com todos os partidos”, explicou ao G1 o prefeito, que garante que o mandato também tem sido satisfatório para a população.
Mesmo sem concorrentes, Vizzotto diz que levará a campanha às ruas para contar com o apoio da população. Ele considera que a falta de um adversário resulta na necessidade de uma maior aprovação dele mesmo. “Em cidade que concorrem três, quatro candidatos, você pode ser eleito com 22% dos votos válidos. Eu tenho que me desdobrar para ter mais de 50%”, justifica. Ele acredita que a unidade partidária em torno da candidatura não prejudica a democracia. “O eleitor tem outra opção, que é o voto em branco. É uma situação democrática, porque a candidatura é fruto de entendimento, de diálogo, não é fruto de imposição”, assegurou.
Existem exemplos, contudo, de que a solidão eleitoral pode não perdurar ao longo dos pleitos. Também concorrente à reeleição, a prefeita de Campina da Lagoa, Célia Cabrera (PRTB) terá duas candidaturas de oposição para enfrentar. Assim como Vizzotto, ela foi eleita em 2008 quando era a única concorrente, já que o adversário ficou inelegível, mas terá de enfrentar um cenário eleitoral diferente em 2012.
Mesmo com a concorrência, ela se mantém confiante de que renovará o mandato, e garante que o enfrentamento acrescenta ao debate eleitoral. “Eu até vejo que é importante ter saído outo candidato, é positivo isso”. Ela nega que o surgimento de oposições seja reflexo da vontade de mudança, de forma que não acredita que sejam necessárias mudanças na forma de fazer campanha ou governar.
Democrático?
Apesar de legítima, a condição de candidatura única não é vista como saudável para os municípios e eleitores pelo cientista político Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele entende a situação como característica de municípios pequenos, mas lamenta a falta de opções. “Sempre é recomendável que haja um debate, uma competição, e também que eleitor tenha uma escolha”. Esse contraditório, segundo Oliveira, é princípio elementar da democracia e enriquece o processo eleitoral.
Entre as razões apontadas pelo especialista para a falta de disputa está o desânimo da concorrência diante de uma cadeia de poder já estruturada. “Ou porque não conseguem reunir forças, não têm recursos, ou eventualmente já tenham sido cooptadas no grande conchavo politico local” analisou.
Confira abaixo os municípios que terão apenas um candidato:
Município
Candidato
Partido
Reeleição?
Boa Esperança do Iguaçu
Claudemir
PMDB
Sim
Bom Sucesso do Sul
Celso Pilonetto
PSDB
Não
Catanduvas
Olimpio de Moura
PMDB
Não
Godoy Moreira
Primis
PTB
Sim
Guaporema
Marcão Barranco
PDT
Não
Icaraíma
Paulo de Queiroz Souza
PSDB
Sim
Indianópolis
Paulinho Mineiro
PSDB
Não
Jardim Olinda
Juraci Paes da Silva
PTB
Sim
Marmeleiro
Luiz Bandeira
PP
Sim
Matelândia
Gilmar Motta
PMDB
Não
Miraselva
Ferrer
PTB
Sim
Nova Aliança do Ivaí
João Tormena
PT
Não
Paraíso do Norte
Betto Vizzotto
PT
Sim
Pinhal de São Bento
Argeu Geittenes
PSDB
Não
Presidente Castelo Branco
Gisele do Tilera
DEM
Não
Rancho Alegre D'Oestes
Valdinei Peloi
DEM
Sim
São José das Palmeiras
Nelton
DEM
Sim
São Pedro do Paraná
Ivanildo
PSDB
Não
Tupãssi
Cal
DEM
Sim
G1/PR



Cartório de Curitiba registra 6 pedidos para impugnação de candidatura 
Justiça Eleitoral tem até 5 de agosto para avaliar solicitações.

Para prefeito são Luciano Ducci, Ratinho Jr e Carlos Moraes.



O cartório da primeira zona eleitoral deCuritiba registrou nesta sexta-feira (13) dois pedidos para impugnar candidaturas à prefeitura. Um contra Luciano Ducci (PSB) e outro contra Ratinho Jr (PSC). Na segunda-feira (9), foi registrada uma solicitação contra Carlos Moraes (PRTB).
Foram protocolados também três pedidos contra os candidatos a vereador Nilso Rodrigues de Godoes (PSL), Joel de Oliveira Reikdal (PP) e Gerson Luiz Ferreira (PTN).
A Justiça Eleitoral tem até 5 de agosto para avaliar os pedidos. Caso algum registro de candidatura seja negado, a parte interessada pode recorrer. Enquanto não é publicada uma decisão definitiva, os candidatos podem praticar atos de campanha sub judice.

A iniciativa de se tentar impugnar uma candidatura pode partir de qualquer cidadão, candidato, partido político, coligação ou do Ministério Público Eleitoral.
Apesar de o período eleitoral ter começado na sexta-feira (6), para muitos o processo começa, de fato, em 21 de agosto, quando os programas eleitorais passam a ser veiculados no rádio e na televisão. De qualquer forma, o eleitor deve ficar atento a possíveis irregularidades e, se for o caso, denunciá-las à Justiça Eleitoral.
A legislação brasileira proíbe propaganda em outdoors, showmícios ou eventos similares direcionados para a promoção de candidatos. Em bens públicos, como postes, viadutos, passarelas e pontes, não pode haver propaganda dos candidatos.
São vedados ainda a produção, o uso e a distribuição de brindes como camisetas, chaveiros, bonés, canetas e cestas básica. Aquele que desrespeitar essas limitações pode responder por compra de votos, emprego de propaganda proibida e, se for o caso, por abuso de poder.

Até o momento, a capital paranaense possui oito candidatos a prefeito e 728 a vereadores. Mas este cenário pode mudar, já que o calendário eleitoral estabelece terça-feira (18) como a data limite para solicitação de impugnação dos candidatos que fizeram registros individuais, ou seja, sem a intermediação dos partidos ou coligações.
G1/PR













SDR e SED vistoriam obras em andamento na Regional de Dionísio Cerqueira

          Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SED) estiveram nesta quinta-feira, 12, vistoriando obras e projetos escolares com encaminhamentos na área da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. As agendas foram realizadas nos municípios de Anchieta, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul.         Em Anchieta foi vistoriada a estrutura da Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva (POPS). Em São José do Cedro a comitiva esteve nas dependências da Escola de Educação Básica Cedrense. Em Guarujá do Sul foram vistoriadas as obras em andamento da nova Escola de Educação Básica Elza Mancelos de Moura. Já em Dionísio Cerqueira a equipe esteve na área aprovada para a construção da nova Escola de Educação Básica Theodureto Carlos Faria Souto, localizada próximo ao estádio municipal.De acordo com o secretário Regional, Normélio Menegazzo, o contato dos técnicos da SED diretamente na Regional de Dionísio Cerqueira foi importante para acertar os encaminhamentos das obras iniciadas e viabilizar soluções para as estruturas que necessitam de algum tipo de reforma. Além do secretário Regional, estiveram nos acompanhamentos a gerente de Infraestrutura da SDR Dionísio Cerqueira, engenheira Greice Miguelão, o gerente de Organização Escolar da SED, Sergio Boebel e a diretora de Infraestrutura da SED, Karin Lippi de Oliveira.



Governo do Estado adota nova medida de apoio aos suinocultores

Governador Colombo/SC


O Governo do Estado vai isentar o ICMS Interestadual para venda de suíno terminado por 30 dias, a partir de segunda-feira, 16, como forma de auxiliar os suinocultores catarinenses que passam por crise do setor. O governador Raimundo Colombo fez o anúncio da medida por telefone ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, que estava em audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, nesta quarta-feira, 12, em Brasília. No encontro, o ministro confirmou aos suinocultores brasileiros a abertura de uma linha de crédito especial, no valor de R$ 200 milhões, para a aquisição de leitões ao preço de R$ 3,6 o quilo. O financiamento pode ser acessado por produtores, agroindústrias, cooperativas e varejistas, com juros de 5,5% ao ano.“A decisão do Governo do Estado atende a uma reivindicação apresentada pelos suinocultores nas reuniões realizadas em Concórdia e Braço do Norte desta semana e é mais uma medida para tentar minimizar a crise que afeta o setor”, destacou João Rodrigues, que acompanhou a reunião dos suinocultores em Brasília para solicitar melhores condições de produção. Eles participaram de audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado e, em seguida, promoveram um ato público em frente ao Ministério da Agricultura.O secretário lembra que o Governo do Estado já adotou medidas para dar suporte aos produtores catarinenses, como o aumento de carne suína nas refeições oferecidas pelo Estado nas escolas, abrigos e centros de atenção social, hospitais e nos presídios, além de lançar uma campanha publicitária nas televisões para incentivar o consumo do produto, e também ter isentado a cobrança do ICMS na comercialização de leitão de até 30 quilos por 30 dias.O ministério informou que as dívidas de custeio vencidas, ou com vencimento até janeiro de 2013, serão prorrogadas. Já as parcelas de investimento serão adiadas por um ano após o vencimento da última mensalidade. De acordo com a pasta, para a retenção de matrizes por produtores independentes, o Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 aumentou o valor limite de R$ 1,2 milhão por produtor para R$ 2 milhões, com prazo de pagamento mantido em até dois anos e juros de 5,5% ao ano.Também foi disponibilizada uma linha especial de crédito para compradores de suínos vivos a R$ 2 o quilo. O setor terá uma linha de crédito para financiamentos fora do sistema bancário, contraídos em cooperativas, cerealistas, fornecedores de insumos e tradings (empresas de comércio exterior). Mendes Ribeiro informou que o governo da Albânia decidiu ontem reabrir o mercado de suínos provenientes do Brasil e que, ainda este mês, uma missão russa virá ao país visitar frigoríficos. Representantes de suinocultores, entretanto, demonstraram insatisfação diante das medidas anunciadas pelo governo federal.Os suinocultores reclamam do aumento dos preços das commodities utilizadas na alimentação dos suínos, milho e soja. “Uma tonelada de farelo de soja está em R$ 1.100, quando pagávamos R$ 600 no início do ano”, explicou o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi.O setor estima um prejuízo de R$ 4 bilhões no Brasil e de R$ 1 bilhão em Santa Catarina, uma vez que o Estado é responsável por 25% da produção nacional. Segundo levantamento da ACCS, em 2011, os produtores arcaram com perda de R$ 41 a R$ 60 por animal. Até maio deste ano, o índice aumentou para R$ 58 e deve chegar a próximos dias.Em Santa Catarina, são mais de 8 mil produtores de suínos. Destes, 70% estão na região Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste. Ao todo, são 420 mil matrizes e um plantel de 6,2 milhões de animais. As estimativas de produção para este ano em Santa Catarina são de 800 mil toneladas, com destinação de 200 mil para consumo dos catarinenses, 150 mil toneladas para exportação e com uma sobra de 450 mil toneladas.



Sob suspeita de envolvimento com Cachoeira, Wilder Morais toma posse na vaga de Demóstenes


Até a noite de quinta, especulava-se que ele estivesse viajando


O primeiro suplente do senador cassado Demóstenes Torres tomou posse na manhã desta sexta-feira no plenário do Senado, assim que foi aberta a sessão. Suspeito de envolvimento no esquema comandado pelo bicheiro Carlinhos Cahoeira (a mesma suspeita que levou à cassação de Demóstenes), Wilder Pedro de Morais (DEM) fez o juramento previsto no regimento interno da Casa:— Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil — afirmou.A posse de Wilder surpreendeu os próprios senadores. Até a noite de quinta-feira, especulava-se que ele estivesse viajando. A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), que estava presente na posse desta manhã, afirmou ter sido avisada do ato ainda na noite de quinta. Pelo regimento interno da casa, é necessária a presença de pelo menos quatro senadores (sendo um deles membro da Mesa Diretora) para dar posse a um suplente. O quarto secretário da Mesa, senador Ciro Nogueira (PP-PI), conduziu a rápida cerimônia.Além de Nogueira e de Ana Amélia, assistiram ao juramento os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Encerrada a cerimônia de posse, o novo senador retirou-se do plenário em direção à chapelaria.Ana Amélia falou a ZH sobre a entrada de Wilder para o Senado. Questionada sobre o passado do novo parlamentar, suspeito de participação no esquema de Carlinhos Cachoeira, a senadora gaúcha disse que isso deve ser tratado por instâncias da casa como a CPI do Cachoeira e a Comissão de Ética. 
— Eu não o conhecia, fui apresentada hoje pelo senador Ciro. Minha participação foi absolutamente protocolar. Se ele tiver de dar explicações, será para as instâncias competentes do Senado, se isso for provocado por algum senador ou algum partido — disse a senadora. 
A parlamentar gaúcha também falou sobre o sistema de seleção de suplentes de candidatos ao Senado. Com a queda de Demóstenes, volta-se a discutir no país a questão da representatividade dos suplentes e da indicação de apadrinhados. Ana Amélia cita como um avanço a proibição de que pais e filhos possam ter relação de titularidade e suplência e afirma que a questão da escolha dos suplentes volta à tona no Senado e tem de ser enfrentada pelos senadores.
Com a cassação de Demóstenes Torres, Wilder terá mais seis anos e meio de mandato. O nome parlamentar adotado pelo novo senador será Wilder Morais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário